Como começar a investir na bolsa? Como funciona uma carteira de ações?

Oi amigos. Tudo bem?

Aproveitando bem o carnaval? Espero que sim.

Recebi essas questões no meu perfil do formspring.

Como funciona uma carteira de ações?

Uma ação, é de modo simplificado uma parte do capital uma empresa. Quando você compra uma ação você se torna sócio de uma empresa, pois você se torna dono de uma parte dela, por menor que ela seja.

As ações de empresas abertas são negociadas na bolsa de valores. O valor delas oscila constantemente, por isso é um investimento considerado como renda variável.

O desempenho de uma ação é dependente do desempenho da empresa, tende a subir ou descer dependendo de como a empresa está. Existem ainda muitos outros fatores que podem afetar o preço das ações, sendo os principais a oferta e a demanda.

Como começar a investir na bolsa?

Antes de começar a investir na bolsa é importante que você tenha uma reserva para emergências. O ideal é que essa reserva seja equivalente a pelo menos 3 vezes os seus gastos mínimos num mês.
Coloque essa quantia numa aplicação segura que possibilite o resgate imediato, como a poupança, renda fixa ou CDI.

Agora você deve definir bem seus objetivos.

Quanto quer investir? Por quanto tempo? Quanto risco você quer correr? Que tipo de estratégia você vai usar? Você quer administrar seus recursos, ou vai deixar outra pessoa decidir isso por você?

Saiba que a bolsa é um investimento para longo prazo e sujeito a muita variação no curto prazo. Não coloque na bolsa o dinheiro que vai precisar no curto prazo, como o aluguel, combustível, supermercado, etc.

Separe todos os meses uma quantia predeterminada para aplicação na bolsa e use-a para suas aplicações.

Se você quiser que outra pessoa administre seus recursos, o processo é fácil, escolha um bom gestor de fundos de ações ou um bom clube de investimentos e aplique seus recursos. O gestor escolherá com quais ações ele vai trabalhar, e quando comprar ou vender.

Se você quiser investir o seu dinheiro por conta própria você deverá então escolher uma boa corretora de ações para poder fazer as compras e vendas de ações.

Operar na bolsa por conta própria é relativamente simples, mas exige muito conhecimento para se obter bons resultados. É muito fácil perder dinheiro se você não souber o que está fazendo. Também é necessário gastar um pouco de tempo para fazer seus investimentos.

Recomendo que você estude muito, leia bastante sobre o assunto antes de começar a investir. Tem muitas dicas no blog sobre isso.

Existem alguns sites que simulam a operação em bolsa de valores que o ajudam a aprender como o mercado funciona. Sugiro que os use.

Mas na verdade o melhor modo de aprender é colocando o seu dinheiro na bolsa. Os simuladores são bons, mas as coisas ficam muito diferentes quando dinheiro de verdade está sendo usado. Já que quando o seu dinheiro sobe e desce a cada minuto as emoções começam a interferir em suas decisões.

Comece devagar e coloque seu dinheiro aos poucos. Não invista quantias grandes no começo, tenha calma. Com o tempo você vai aprender mais e mais sobre o mercado, vai conseguir tomar decisões melhores e obter grandes resultados.

Um grande abraço!!

Coach

2 Respostas to “Como começar a investir na bolsa? Como funciona uma carteira de ações?”

  1. Ednilson A C Santos Says:

    É isso aí, Coach!

    Adorei o artigo (tô virando um fã seu, garoto). Muito bom, suscinto e bem objetivo!
    O ano de 2010 será um marco na minha vida, pois vou iniciar investimentos na bolsa! Espero poder compartilhar com você e leitores do seu blog notícias muito boas… quem sabe, em algum tempo, até mesmo dando dicas! (rsrsrs).

    Abraço e continua aí!!!!

    Ednilson.

  2. Coach Says:

    Obrigado, pelos elogios Ednilson, o importante é começar a investir. Nada acontece até que você tome alguma ação.
    Mais importante que o dinheiro recebido nos investimentos é o conhecimento que recebemos, é poder saber que temos o controle de nossas vidas na área financeira.
    Volte sempre!!
    Abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: