Previsões de Warren Buffet para o futuro

Oi amigos, li uma matéria bem interessante no site Infomoney.

A matéria cita 8 previsões consideradas atemporais do maior investidor do mundo, Warren Buffet, e que servem como uma boa lição para esses tempos econômicos de grande incerteza.

1. Recessões não podem ser evitadas
Em 2007, Buffett acertou ao prever que se o desemprego aumentasse muito, a economia norte-americana entraria em recessão. No entanto, afirmou que isso é normal, sendo parte da natureza do capitalismo ter recessões periódicas. Buffett disse ainda que é jovem o bastante para esperar mais seis ou sete delas – o investidor tem 81 anos.

2. Nós sobreviveremos às recessões atuais e futuras, como sobrevivemos aos problemas do passado
Lembrando que o país superou problemas da magnitude da Segunda Guerra Mundial, bomba atômica e Grande Depressão no século 20, Buffett afirmou que “vivemos em uma economia maravilhosa (…) e as pessoas vivem sete vezes melhor que a média há um século”.

3. Recessões criam oportunidades
Buffett afirma que suas melhores compras foram feitas em 1974, em uma época de pessimismo devido ao choque de petróleo. “Mas as ações estavam baratas”, lembrou o investidor.

4. Nem todas ações ficarão baratas
Comparando o mercado com um jogo de beisebol, o mega-investidor afirma que ao investir você não precisa “fugir dos arremessos”, podendo apenas “observá-los cair ou subir”. Buffett lembra que um investidor de sucesso espera a melhor ação, ao melhor preço, mas isso não acontece todos os dias.

5. A multidão cometerá erros
Citando um conselho de Benjamin Graham, investidor que morreu em 1976 e é considerado por Buffett seu mentor, afirma que estar certo ou errado não está ligado às pessoas concordarem ou não com você, mas aos fatos e razões estarem certos.

6. Investidores vão se equivocar pensando que uma queda dos preços das ações é ruim
Comparando o mercado acionário com o mercado de bens, Buffett usou a metáfora do preço de um produto – como um hamburger do McDonald’s – para dizer que um preço mais baixo deve levar o investidor a pensar eu está comprando algo mais barato hoje – e não lamentar que pagou mais caro no passado.

7. Bons tempos induzem a más decisões
Em carta aos acionistas de sua holding Berkshire Hathaway em 2000, Buffett usou a metáfora da Cinderela para explicar a lógica de quem compra muito quando os preços estão altos – na sua visão, investidores que continuam especulando em companhias que têm valuations muito acima do que seu caixa projeta para o futuro, e não conseguem “perder um minuto da festa”.

8. Haverá outra “festa selvagem, seguida de outra ressaca dolorosa”
Analisando a bolha da internet, Buffet avalia que o mundo ficou louco e “o que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história”.

Aproveite a sabedoria do maior investidor do mundo e use essas lições pra planejar seus investimentos!!

Um grande abraço!!

Coach

Uma resposta to “Previsões de Warren Buffet para o futuro”

  1. George Says:

    Faaala, Marcão!
    Apesar de ter vindo aqui pra ler as tuas palavras, acabei me deparando com as do W. Buffet; a propósito, duas semanas atrás vi uma conferência que ele ministrou, em Columbia, pros estudantes de lá, junto do Bill Gates.

    A propósito do texto, vários itens me parecem bastante óbvios, mas talvez seja isso mesmo que precise ser colocado. Muitas vezes precisa-se do óbvio. Não tenho costume de me ater ao autor, mas, é provável que o óbvio vindo dele seja algo que devemos atentar.

    Continua postando aí que continuarei lendo daqui! hehehe

    Grande abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: