Mais dinheiro vai resolver seus problemas financeiros?

Oi amigos. Tudo bem?

Muitas pessoas acreditam que a maior causa de seus problemas financeiros é uma baixa renda. Essas pessoas reclama que ganham pouco, que tem um baixo salário, e que se tivessem uma renda maior poderiam resover a maioria de seus problemas financeiros, e também acumular uma grande fortuna.  Será que isso é verdade?

Um fator fundamental para enriquecer é gastar menos do que se ganha, e usar essa diferença para se investir em ativos que aumentam de valor e assim aumentam seu patrimônio. Se uma pessoa tiver uma alta renda fica mais fácil economizar e assim ter dinheiro para seus investimentos, pelo menos é o que a maioria de nós pensa.

O problema é que na maior parte dos casos, quando uma pessoa tem um aumento na renda, as despesas aumentam na mesma proporção ou até mesmo mais do que o aumento na renda. A pessoa começa a ganhar mais e seu padrão de vida sobe, ela quer comer em lugares melhores, vestir roupas mais caras, ter um carro mais caro, ter uma casa maior, comprar uma casa na praia, viajar para o exterior, etc. Isso é extremamente comum em nossa sociedade que estimula tanto o consumismo. Muitas vezes a pessoa passa até a acumular dívidas para manter esse novo padrão de vida, mesmo tendo um aumento da renda, por exemplo: financiamento de casa ou carro, prestações de eletrodomésticos, móveis e muitas outras.

Mas um exemplo: nesse fim de ano muitas pessoas recebem um adicional em seu pagamento, o 13º salário. Poucas pessoas acabam usando esse dinheiro para investimentos. A maioria usar para pagar dívidas e para comprar outras coisas.

Porque esse tipo de coisa acontece? A  maior parte das pessoas não tem uma inteligência financeira desenvolvida. Não planeja os seus gastos, gasta tudo o que tem e mais um pouco. Não conseguindo se beneficiar do aumento da renda.

Estou dizendo que o dinheiro não deve ser gasto para se comprar as coisas boas na vida? Lógico que não. Apenas estou dizendo que as decisões que você toma em relação ao seu dinheiro podem afetar profundamente o seu futuro. Se você gastar tudo o que tem no presente, não poderá usar esse dinheiro no seu futuro.

Algumas pessoas dizem: se eu ganhasse X milhões na MegaSena eu seria rico para sempre e nunca mais teria problemas financeiros. Será que isso é verdade?

As pesquisas mostram que a maioria das pessoas que ganham muito dinheiro em loterias, em pouco tempo acabam perdendo tudo o que ganharam e às vezes ficam até mais pobres do que estavam antes de receber o prêmio. Mas porque esse tipo de coisa acontece? Por falta de educação financeira. As pessoas tem um grande desejo de ganhar dinheiro. Mas não tem um plano para gastar e investir o dinheiro. Acreditam que a quantia que receberam é infinita e gastam excessivamente sem nenhum controle.  A pessoa não consegue administrar tanto dinheiro e acaba reduzindo-o até que ele chegue a uma quantia que ela está acostumada a administrar.

O que podemos fazer para aproveitar os aumentos em nossa renda e acumular mais riqueza?

Controle os gastos, gaste menos do que ganha. Faça um orçamento, anote os principais gastos que você faz. Divida esses gastos em categorias, por exemplo: casa, comida, carro, saúde, roupas, diversão, escola e outras que julgar apropriadas. Esse tipo de tabela pode ser facilmente feita em programas como o Excel.

Planeje a longo prazo, quase sempre é mais vantajoso comprar as coisa à vista. Junte o dinheiro e pague à vista ao invés de parcelar as compras em várias vezes e ficar pagando juros.

Defina que uma parte de seus investimentos vai ser usada para os investimentos. Tradicionalmente, os especialistas em finanças pessoais sugerem que cerca de 10% do que você ganha deve ser investida. Essa porcentagem pode variar de acordo com o seu planejamento. Eles sugerem que você pegue essa porcentagem e aplique logo que receber o dinheiro, assim não poderá gastá-lo. Tenha em mente que quanto mais você investir, mais cedo você atingirá seus objetivos financeiros, como o Projeto Milionário e a Independência Financeira. O grande bilionário John Templeton, era famoso por economizar e investir 50% de tudo o que ganhava (não é à toa que ele se tornou tão rico).

Planeje bem e siga seu plano. Com disciplina e persistência você vai conseguir.

Abraços.

Coach

Uma resposta to “Mais dinheiro vai resolver seus problemas financeiros?”

  1. Ana Says:

    é, concordo
    eu tenho uma renda boa, mas nunca sobre nada pq vivo gastando, dae as vezes penso que meu salario é baixo…
    hihi

    o negocio é começar a se planejar e economizar mesmo
    ;*


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: