O que é um investimento arriscado?

Oi amigos, tudo bem?

Um assunto muito importante para o investidor é o risco. É muito importante que o investidor entenda muito bem esse conceito para tomar as melhores decisões para investir e assim equilibrar a rentabilidade e o risco.

Tradicionalmente o conceito de risco é relacionado à possibilidade de perda de dinheiro nos investimentos. Considera-se que o investimento seguro é aquele que tem pouca possibilidade de perda de capital, como por exemplo caderneta de poupança ou fundos de renda fixa.

Investimentos arriscado são considerados aqueles em que há uma maior probabilidade de perdas do dinheiro investido. Por exemplo: ações, opções, fundos multimercado, moeda estrangeira, ouro, entre outros. Alguma pessoas consideram que investir em imóveis é uma alternativa bastante segura, pois os imóveis geralmente se valorizam ao longo do tempo além de poder gerar renda proveniente de aluguéis, mas eles podem causar grandes prejuízos também, por isso, classifico-os como arriscados.

Esse tipo de classificação é adequado para a maioria das pessoas já que elas tem pouca educação financeira. A maior parte das pessoas não conhece muito sobre investimentos e deveria evitar aplicar grande parte de seus recursos em ativos de risco.

Mas para aqueles que tem um maior conhecimento financeiro eu proponho um tipo diferente de classificação. Pra mim, o risco do investimento é inversamente proporcional ao seu grau de conhecimento sobre aquele tipo de investimento. Minha definição de investimento arriscado para o investidor com inteligencia financeira é a seguinte:

Investimento arriscado é aquele que você não conhece, é aplicar dinheiro naquilo que você não sabe investir. Por exemplo: Se você é um especialista em imóveis residenciais, devido ao seu conhecimento na área, os riscos de você ter alguma perda são menores, já que você sabe como escolher um bom imóvel. Então o investimento em imóveis passa a ser um investimento de baixo risco. Agora, se você tentar investir em outro tipo de ativo, ou mesmo em um tipo de imóvel que você não conhece, como por exemplo os imóveis comerciais, isso passa a ser uma operação mais arriscada, já que você não sabe bem o que está fazendo.

O mesmo vale para os outros tipos de investimentos: Se você é um perito em ações de alta liquidez, você pode achar investimentos com alto potencial de ganho e pequeno potencial de perdas, e assim lucrar em períodos de alta ou de baixa. Agora se esse mesmo especialista decidir investir em imóveis, ou mesmo em algum tipo de ação que não conhece, como as ações de menor liquidez, o risco aumenta devido à ignorância financeira.

Resumindo: IGNORÂNCIA = RISCO

Vou dar um exemplo muito simples. Você acha que dirigir é arriscado? A resposta é… depende do motorista. Se for uma pessoa que nunca dirigiu um carro, pode ser uma atividade extremamente perigosa e potencialmente fatal. Se o motorista for uma pessoa experiente e cuidadosa é uma atividade com riscos baixíssimos. Por esse motivo que é necessária uma carteira de habilitação que comprove que a pessoa tem condições de dirirgir um carro.

Em seu livro Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffet o autor Mark Tier dizem que Mestres de investimentos como George Soros e Warren Buffet definem muito bem o seu campo de atuação no mercado financeiro e restringem seus investimentos à ativos que eles conhecem.

Warren Buffet diz que a coisa mais importante em termos do seu círculo do competência não é o tamanho da área em que você atua, mas com que precisão você define o seu perímetro.

Recentemente pudemos ver um exemplo claro de como investir sem conhecimento pode ser arriscado. Milhares de pessoas investiram no mercado de ações sem conhecer esse tipo de investimento e tiveram grandes perdas ao segurar suas ações e verem a cotação caindo cada vez mais.  O problema não é o mercado em baixa, o problema é você não saber o que fazer quando suas ações caírem. Ao mesmo tempo em que milhares de pessoas perdiam seu dinheiro com a queda acentuada nas bolsas, algumas outras ganhavam muito, pois sabiam como agir naquela situação.

Faça como os Mestres de investimentos e estude muito bem antes de investir seu dinheiro. Invista em ativos que você conhece, por mais atraentes que alguns outros ativos possam parecer.

Clique no livro para acessar o site da livraria.

Um grande abraço!!

Coach

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: