Como comprar as coisas que você quer E investir bem o seu dinheiro?

Oi amigos, tudo bem?

Obrigado pelas visitas ao blog. Num comentário de um dos posts anteriores, uma leitora fez uma pergunta muito interessante:

“Qual seria o ‘pensamento ideal’ para fugirmos do impulso de gastar nesse mundo tão tentador???Se vestir X marca de roupa ou ir a tal lugar dá um status social grande, e eu posso pagar por isso.. como resistir à tentação e ‘negar’ o consumismo, pensando no longo prazo?????”

Há várias formas de se responder a essa pergunta, mas não vou respondê-la, vou fazer algo ainda melhor. Vou fazer uma pergunta melhor. As perguntas que você faz determinam a qualidade das respotas que você obtem.

O autor T. Harv Eker, em seu livro Os Segredos da Mente Milionária fala muito sobre o modo como os ricos pensam e como a classe média e os pobres pensam. Essa diferença no pensamento entre eles é que cria as diferentes realidades para eles.

Um dos princípios é o seguinte:

Os ricos pensam em termos de “E”, os pobres e classe média pensam em termos de “OU”.

Os ricos vivem num mundo de abundância, e sabem que você pode ter a possibilidade de ter o que você quiser se agir da maneira adequada. Os pobres vivem num mundo de escassez, acreditam que você deve abrir mão de uma coisa para poder obter alguma outra coisa.

Os pobres dizem: eu prefiro ser feliz a ser rico. Os ricos dizem: eu prefiro ser feliz E rico. Ser feliz é tão importante quanto ser rico, não faz sentido abrir mão de uma coisa para conseguir a outra, devemos buscar atingir os dois objetivos.

Os pobres falam: eu prefiro fazer o que gosto a ganhar dinheiro. Os ricos dizem: eu prefiro fazer o que gosto E ganhar dinheiro. Ter uma boa remuneração é tão importante quanto se sentir bem no trabalho, não vale a pena ter um sem ter o outro, devemos buscar os dois objetivos.

Baseando-se nesse princípio, qual seria a pergunta mais adequada a se fazer a respeito da roupa? Seria algo como:

Como posso comprar as coisas que quero e ainda assim conseguir investir para atingir os meus projetos financeiros (como o Projeto Milionário)?

Agora vamos à resposta. Não é preciso abrir mão das coisas que você quer para conseguir atingir seus objetivos. É preciso usar sua inteligência e planejar antes de fazer as compras.

Dificilmente fazemos uma boa comprar baseados nos nossos impulsos. Se para você é muito importante ter roupas caras, defina uma quantia antecipadamente em seu orçamento para esses tipo de gastos e siga o seu plano.

A idéia que eu acho mais inteligente e necessita de um maior auto-controle é a de adiar um pouco seus desejos de consumo e usar seu dinheiro para comprar ativos. Os seus ativos vão lhe trazer mais dinheiro e com o dinheiro que seus ativos lhes trouxerem, você compra as coisa que deseja.

Um exemplo: sou fascinado por carros importados, fico louco quando vejo uma BMW ou uma Ferrari, um de meus grandes sonhos é ter um carro desses. Mas ao juntar uma quantia suficiente de dinheiro para comprar esses carros eu não iria para uma concessionária efetuar a compra, pois esses carros são um passivo, eles só servem para gastar dinheiro. Ao invés disso eu investiria o meu dinheiro comprando algum ativo, como por exemplo um fundo de investimentos. Após algum tempo, o rendimento desse investimento seria suficiente para comprar meu carro e ainda teria a quantia inicial que investi. Entenderam?

Outra sugestão que posso lhe dar é a seguinte: estabeleça metas e se dê alguns prêmios ao alcançá-las. Por exemplo, você pode estabelecer o seguinte: se eu conseguir economizar X reais, eu vou me dar uma coisa que eu quero muito ex: roupa, televisão, celular, viagem, etc. Isso funciona muito bem por vários motivos: te dá motivação para trabalhar e consegiur os resultados que deseja. Outro motivo, faz com que o processo de enriquecer seja bem divertido e faz com que você continue com seu plano.

Aprendam essa lição e muitas outras lendo esse livro sensacional.

Espero que tenham gostado e aprendido bastante.

os-segredos-da-mente-milionaria

Clique no livro para acessar o site da livraria

Abraços.

Coach.

4 Respostas to “Como comprar as coisas que você quer E investir bem o seu dinheiro?”

  1. Jorge Mateus Says:

    Coach, estou acompanhando seu blog e gostei muito desse post. Considero bastante esclarecedora e consistente sua ideologia. Os exemplos dados são práticos e inteligentes.
    Daqui pra frente, minha escolha tbm é essa:
    ‘Prefiro pensar como RICO: fazer o que eu gosto E se feliz.’
    Obrigado.
    Grande abraço!

  2. Lucas M Says:

    Livro excelente!
    Não conhecia, e estou devorando e colocando em prática!

    Abração, Coach!

  3. Felípe Mars Says:

    EU SIMPLESMENTE AMO ESSE LIVRO!!
    Vou até lê-lo de novo…
    haha

    Abraço e mais uma vez obrigado pelos posts sempre maravilhosos.

    • Coach Says:

      Esse livro realmente é sensacional, leitura obrigatória pra quem deseja mais riqueza em sua vida, não apenas material, mas em todos os sentidos.
      Abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: