Os Segredos de George Soros e Warren Buffet

Oi amigos

Hoje vou falar um pouco sobre um livro excelente escrito por Mark Tier – Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffet.

Nesse livro o autor estudou os maiores investidores dos últimos tempos, homens que saíram do zero e se tornaram bilionários graças ao talento como investidores.  Os métodos de investimentos desses investidores são completamente diferente: George Soros é famoso por investir quantias grandes  com alavancagem em operações de curto prazo. Warren Buffet é famoso por comprar empresas por um preço abaixo de seu verdadeiro e valor e mantê-las por um longo período.

O autor tentou buscar as semelhanças que existem entre esses Mestres em nvestimentos, o seu modo de pensar, os princípios que norteiam os seus investimentos. Segundo ele, esses princípios podem ser usados para investir em qualquer tipo de ativo com resultados excelentes. Ele chama esses princípios de: Os 23 hábitos investidores nos investimentos.

Vou falar um pouco sobre o hábito número 1, com certeza um dos mais importantes:

A preservação do capital é prioridade máxima ao mestre de investimentos.

Buffet tem uma frase muito famosa: Regra número 1 dos investimentos: nunca perder dinheiro. Regra número 2:  Nunca se esqueça da regra número 1

Eles sabem que mais importante do que ganhar mais dinheiro é preservar o que você já tem. É fundamental evitar que grandes perdas destruam o patrimônio que você construiu com tanto esforço. E eles se baseiam nesse princípio em cada decisão que tomam ao realizar seus investimentos. Buscando investimentos com alta probabilidade de retorno e pequena probabilidade de perda.

Pudemos ver nesse ano passado como uma crise financeira de grandes proporções acabou trazendo grandes perdas para investidores que não ignoraram esse princípio fundamental e não souberam proteger adequadamente seu patrimônio. Investidores com grande inteligência financeira, que tem como princípio a preservação de capital acabram saindo da crise com pequenas perdas ou até com grandes ganhos.

Muito mais sobre esse tópico e muitos outro no livro. Recomendo muito a leitura, vale muito a pena esse investimento.

invest soros buffet

Clique na figura para acessar o site da Livraria Cultura

Abs

Coach

2 Respostas to “Os Segredos de George Soros e Warren Buffet”

  1. Ninja Jiraya Says:

    Apesar de parecer simples, por ser matemático, a regra de preservação de patrimônio é mais complexa do que parece.

    Após o ocorrido – a crise financeira de 2008 – é simples falar que a maioria dos investidores não soube proteger seu patrimônio. No desenrolar dos fatos essa maioria acreditava estar protegendo seu patrimônio e possuía argumentos convincentes. Você, provavelmente, teria caído nas armadilhas da crise financeira na ilusão de estar seguindo os mandamentos de Buffett e Soros. Além disso, é muito difícil julgar se o sucesso daqueles que ganharam com a crise é fruto de talento ou de uma simples esperança estatística (sorte). Dito isso, como proteger seu pratrimônio? Como proteger de maneira inteligente e não comprar fazendas que rendem menos que a poupança, por exemplo. Hein?

    O Soros e o Buffett tem abordagens muito diferentes. O Buffett gosta do conceito da margem de segurança, onde procura oportunidades que gerem retornos positivos, mesmo no caso de ele estar muito errado. O Soros, por outro lado, gasta grande parte do seu tempo tentando entender se ele está errado.

    Meu ponto é que é errado fazer parecer que a regra é simples de ser aplicada, quando são necessários anos de experiência e performance para que o investidor prove que entendeu essa mensagem.

  2. Coach Says:

    Oi Jiraya
    Seus comentários foram muito bons e muito inteligentes.
    Na verdade seria necessário escrever outro livro para responder de modo mais adequado às suas perguntas, mas vou respondê-las de maneira resumida.
    No post eu quis resumir como o livro descreve os métodos de investimentos desses Mestres.
    Você está certo em dizer que eu perderia dinheiro na crise de 2008, já que foi exatamente isso que aconteceu. Mas a quantia que perdi apesar de ter sido grande, foi recuperada após algum tempo. Já que segui a regra de preservação do capital e impedi que a perda fosse muito maior e acabasse aniquilando meu patrimônio.
    Alguns investidores, como John Paulson conseguiram aproveitar a crise e ganharam muito dinheiro com a situação.
    https://jovemmilionario.wordpress.com/2010/01/11/10-milhoes-de-dolares-por-dia
    Sobre outro comentário que você fez sobre como julgar o sucesso daqueles que ganharam com a crise, é realmente difícil avaliar, o que sugiro é avaliar a consistência dos resultados ao longo do tempo.
    “como proteger seu patrimônio? Como proteger de maneira inteligente e não comprar fazendas que rendem menos que a poupança, por exemplo?”
    Há várias respostas para essa pergunta, isso depende muito do investidor.
    Uma fazenda pode ser uma excelente investimento se bem administrada. Se a pessoa tiver bastante experiência em investimentos no setor agropecuário, eu acredito que ela poderia ganhar muito dinheiro com uma fazenda e recomendaria que ela investisse nisso.
    Nesse livro, Mark Tier fala um pouco mais sobre como os mestres selecionam os tipos de investimentos
    https://jovemmilionario.wordpress.com/2009/11/21/o-que-e-um-inv…ento-arriscado/
    Sobre seu ultimo comentário, talvez você esteja certo em dizer que a mensagem foi simples, já que foi um pequeno resumo de uma das idéias do livro, foi por isso que sugeri a leitura de todo o livro.
    Continue visitando o blog e comentando.
    Abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: