Como ser um empreendedor de sucesso hoje?

Oi amigo, tudo bem?

Acabei de ler uma matéria muito interessante na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (muito boa essa revista) uma entrevista com Tony Hsieh um jovem empresário de 35 anos que montou uma empresa,  a Zappos.com com um valor de mercado de cerca de 1 bilhão de dólares.

Vejam algumas de suas idéias e entendam um pouco como ele conseguiu ser tão bem sucedido.

Alguns trechos da matéria:

TONY HSIEH
QUEM É: fundador da Zappos.com
O QUE FAZ: criou e comanda uma empresa de varejo on-line que virou um fenômeno nos Estados Unidos e fatura US$ 1 bilhão ao ano

Quais são as características de um empreendedor de sucesso nos dias de hoje?
Eu acredito que a característica mais importante — gosto de repetir isso — é a paixão pelo que se faz. Pense no que você faria feliz, mesmo se não ganhasse dinheiro. Isso é o que você deveria estar fazendo agora. Se o empreendedor criar um negócio pensando apenas no dinheiro, dificilmente terá sucesso. É preciso também ter funcionários e consumidores apaixonados. As melhores empresas são as que conseguem combinar lucro, paixão e uma boa proposta.

Quais as diferenças entre empreender em 1994, quando você começou, e atualmente?
Hoje é muito mais fácil e barato. Quando criei a minha primeira empresa, a internet de alta velocidade custava US$ 1.500 por mês. Hoje é possível encontrar empresas que cobram US$ 15 por mês.

É vantajoso administrar uma empresa on-line?
Se você tem uma loja física, o tamanho do seu negócio vai ser limitado pelo tamanho dessa loja. Você não consegue receber 5 mil clientes. Quando se está on-line e se presta um bom serviço, é possível vender para 5 mil ou 20 mil pessoas. Ou mais.

A Zappos começou como uma revendedora de calçados e hoje é uma prestadora de serviços. Como vocês cresceram?

Nós fizemos questão de continuar vendendo sapatos, mas percebemos que podíamos fazer algo maior, como prestar serviços. Então percebemos que precisávamos definir muito bem nossos valores. A questão é sempre pensar maior do que a empresa é. Mas sem mudar o foco. Tome como exemplo uma lanchonete. Se você pensar que essa empresa apenas vende sanduíches, terá uma visão limitada. Mas existem diversas maneiras de expandir o alcance do negócio, como transformar o sanduíche em uma experiência. Você pode vender o lugar ideal para primeiros encontros amorosos, por exemplo. Neste caso, muita coisa mudaria. O som ambiente, as luzes, a privacidade das pessoas.
Isso significa que é melhor apostar numa experiência do que em um produto?
O essencial é pensar em como você quer que as pessoas se sintam quando interagem com seus produtos ou serviços. Pense comigo: enquanto a sua empresa está focada em vender sanduíches, a lanchonete ao lado pode estar pensando mais do que isso. Pensar maior diminui as chances de o negócio dar errado.

Você é um defensor do bom serviço na internet. Qual a sua definição para esse conceito?
Na verdade existem três tipos de serviços: o mais barato, o mais rápido e o melhor. É possível oferecer dois deles, mas é impossível ter os três ao mesmo tempo. Acreditamos que é muito difícil competir em preços — a não ser que a sua empresa seja o Wal-Mart. Então, apostamos na qualidade. Queremos que os consumidores comprem da Zappos porque eles realmente gostam da experiência.

Você disse certa vez que prefere investir para melhorar o serviço, mais do que em marketing. O marketing está se tornando secundário na internet?
Não, na verdade nós ainda investimos em marketing. Compramos palavras-chave e usamos links patrocinados de todas as marcas que vendemos. Mas, se quiséssemos, poderíamos gastar US$ 10 milhões ou US$ 20 milhões a mais em marketing. Em vez disso, optamos por aplicar esse dinheiro em processos que melhorem a experiência dos consumidores e deixamos que eles façam a divulgação no nosso lugar. O boca a boca é a ação de marketing mais eficiente para a nossa empresa.

Veja a matéria na íntegra:

Abs

Coach

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