A importância da independência financeira

Oi amigos.

Num post anterior defini independência financeira como: situação em que a renda passiva é maior que os gastos básicos da pessoa, isto é, a pessoa não precisa trabalhar para viver.

Considero isso uma situação maravilhosa, um grande objetivo a ser alcançado.

Criei o Projeto Milionário porque com um patrimônio de R$1milhão uma pessoa provavelmente atingirá a independência financeira. Esse dinheiro investido com um retorno de 1% ao mês , gera uma renda passiva de R$1o mil por mês, o suficiente para um excelente padrão de vida, sem ser necessário o trabalho. Uma pessoa com grande inteligência financeira poderá obter retornos bem maiores com baixo risco.

Não sou muito fã da aposentadoria (no sentido de parar de trabalhar), principalmente para uma pessoa muito jovem. Acredito que a independência financeira, traz uma coisa sem preço: liberdade. Quando a pessoa não precisa mais trabalhar por dinheiro ela pode se  dedicar a aquilo que ela mais ama na vida.

Ela tem a coisa mais importante do mundo, o tempo. Tempo para fazer o que ela desejar. Tempo para gastar com as pessoas mais importantes para ela. Pode continuar trabalhando, mas vai poder escolher o que quer fazer, trabalhar com aquilo que realmente ama.

Outra coisa: os ricos são as pessoas mais generosas, são as pessoas que mais fazem doações. Quando uma pessoa tem mais do dinheiro que necessita sem precisar trabalhar, sabe que pode ajudar as pessoas que não tem o mesmo privilégio, pois sabem que não fará falta a elas. Uma prova disso é que os maiores filantropos do mundos são pessoas como Bill Gates, que doou grande parte de sua imensa fortuna através de sua fundação, beneficiando milhares de pessoas.

Como podemos alcançar a independência financeira?

1 aumente sua renda passiva (aumente a quantia que você ganha sem trabalhar)

Invista em ativos que vão lhe gerar renda passiva, reinvista os ganhos que você obtiver para comprar ainda mais ativos que vão lhe gerar ainda mais renda passiva. Com disciplina e uma boa estratégia você verá sua renda passiva crescer rapidamente.

2 diminua seus gastos básicos

Repense seus gastos, pense um pouco sobre seus gastos mais frequentes. Pense antes de fazer grandes e pequenas compras. Evite fazer despesas desncessárias.

Será que você precisa gastar tanto dinheiro? Será que você precisa gastar tanto dinheiro com celular? Será que você precisa tanto ir em restaurantes? Será que você precisa gastar tanto em roupas? Será que você precisa de uma televisão gigante? Será que você precisa realmente trocar seu carro? Será que você precisa de uma casa maior?

Muitas vezes compramos coisas que não precisamos simplesmente por puro impulso, ao invés de investir essa quantia em algo que vai nos trazer grande benefício no longo prazo.

Lembre-se que pequenas coisas repetidas muitas vezes podem fazer uma grande diferença.

Espero que tenham gostado!

Um grande abraço a todos!

Coach

7 Respostas to “A importância da independência financeira”

  1. Maria Cecília Says:

    Marco,
    Qual seria o ‘pensamento ideal’ para fugirmos do impulso de gastar nesse mundo tão tentador??? Se vestir X marca de roupa ou ir a tal lugar dá um status social grande, e eu posso pagar por isso.. como resistir à tentação e ‘negar’ o consumismo, pensando no longo prazo?????

    • Antonio Ivison Says:

      Olá, talvez se você pensar que se vestir X marca de roupa, quantas peças de roupa você estaria levando no lugar daquela?
      Eu sigo a ideia de que nunca uma roupa dará mais status do que a propria pessoa – você tem status pela educação com as pessoas, pelas ideias positivas e consizas que divulga, a beleza e delicadeza nos gestos e muito mais.
      Ir em lugares de luxo é um privilégio para pessoas que podem ou querem “investir”(pessoalmente) nesses lugares. Se você gosta de frequentar esses lugares economize em outras coisas, tais como, a marca da roupa.
      É necessário que se consuma com SUSTENTABILIDADE.
      Bom essa é minha opinião.
      Valeu

      Antonio Ivison

  2. Jessé Anselmo Says:

    Marco, ótimo post!

    Creio que a reeducação financeira de cada um resolveria os problemas financeiros de muita família, até mesmo sem falar em investir, ou sem se libertar do trabalho.

    Preciso me reeducar também…

    • Coach Says:

      Jessé, realmente, a educação financeira é essencial para que todos nós possamos aproveitar melhor o dinheiro, fazendo que ele trabalhe para nós, e possa nos proporcionar uma melhor qualidade de vida.
      Volte sempre ao blog para novos posts pra te ajudar nessa jornada.
      Abs

  3. Ninja Jiraya Says:

    Você só esquecer que fazer 1% ao mês é pra lá de difícil.

  4. Coach Says:

    No cenário atual, uma rentabilidade de 1% não seria possível com fundos de renda fixa ou poupança, mas não é uma meta tão difícil de se alcançar aplicando uma parte dos seus recursos em renda variável.
    Abs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: