Qual a coisa mais importante que você precisa saber para poder ficar rico?

Olá amigos!!

No post anterior expliquei alguns termos importantes sobre finanças, vou continuar falando sobre mais dois deles.

No famoso livro Pai Rico Pai Pobre, o que os Ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro, de Robert Kiyosaki, o personagem Pai Rico explica ao jovem Robert a diferença entre ativos e passivos e como essa diferença pode determinar o seu sucesso financeiro ou sua falta de sucesso. Essa definição é um pouco diferente da que alguns profissionais como o seu contador ou gerente do banco podem lhe dar, mas é uma simplificação muito interessante e proporciona um modo fácil e eficaz de entender  planejar suas finanças.

Qual é coisa mais importante que você precisa saber poder ficar rico?

É saber a diferença entre ativos e passivos.

Ativo é tudo aquilo que gera renda para você, que põe dinheiro em seu bolso.

Passivo é tudo aquilo que gera despesas para você, que retira dinheiro do seu bolso.

A casa onde você mora é um ativo? Provavelmente a casa onde você mora gera vários gastos, como aluguel, conta de luz, conta de água e esgoto, telefone, condomínio, IPTU e muitos outros e não gera nenhuma renda, isto é gera muitos gastos e nenhuma despesa. Então devemos considerá-la como um passivo.

E  se você tiver uma casa e alugá-a? Então ela se tornará um ativo, pois estará gerando renda proveniente de aluguéis. E se você não conseguir alugá-la? Então ela se tornará um passivo, pois gerará gastos e nenhuma renda.

Seu carro é um ativo? Se ele apenas gera gastos como combustível, pedágio e manutenção, então ele é um passivo, mas se você consegue utilizá-lo de modo a gerar renda então ele passa a se tornar um ativo.

O seu fundo de investimentos é um ativo? Depende, se ele estiver rendendo bem e colocando dinheiro em seu bolso ele é um ativo. Se ele estiver tendo prejuízo e tirando dinheiro de seu bolso é um passivo.

Os ricos sabem bem essa diferença e adquirem ativos. Os pobres e classe média adquirem passivos pensando que são ativos. Resultado: os ricos ficam ainda mais ricos e os pobres e classe média continuam na mesma situação financeira, ou até pioram, por mais que se esforcem.

Como fazer para melhorar sua situação financeira? Invista na sua educação e descubra maneiras de investir em ativos que gerem renda e te façam cada vez mais rico.

Invista suas economias em bons ativos que te gerem mais dinheiro. Reaplique esse dinheiro e compre mais ativos.  Depois de algum tempo você vai receber uma quantia dos ativos que supera os seus gastos básicos, atingindo a independência financeira. Possivelmente até já vai ter se tornado um Jovem Milionário e pode viver com a renda dos ativos.

Gostaram desse post? No livro, Robert explica com muito mais profundidade e clareza esse processo, vale muito a pena ler, recomendo demais.

pairicopaipobre

Clique na imagem do livro para acessar o site da Livraria Cultura.

Continuem acessando o blog para mais posts!!

Um grande abraço a todos!!!

Coach

Uma resposta to “Qual a coisa mais importante que você precisa saber para poder ficar rico?”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: